Vamos Filosofar?

Compartilhe: wapp

VAMOS FILOSOFAR?

As empresas vivem de resultados e quem traz estes resultados são as pessoas que nela trabalham.  Rotineiramente ouvimos a palavra competência ser assunto comum. Vamos combinar que as pessoas competentes são as que “entregam” o resultado esperado para a empresa. Para isso é necessário o agrupamento de três ingredientes que, aglutinados, compõe a competência, é o famoso CHA: conhecimento, habilidade e atitude.

Conhecimento é o saber teórico, apenas na mente do profissional. O grande desafio das organizações é transformar este conhecimento não declarado em conhecimento explícito, em um PATRIMÔNIO que possa ser conhecido de todos.

Habilidade é o saber fazer. A habilidade depende de prática, treino, erros e acertos. Quem planeja precisa conhecer muito bem a prática. Planejamento e operacionalização andam juntos.

Atitude é ação pura. Não adianta ter conhecimento e habilidade se não tiver atitude, o querer fazer, fazer correto e na hora certa.

As competências podem ser técnicas, as aprendidas na educação formal e as comportamentais, são inerentes às características pessoais ou aprimoradas no convívio social.

Mas, o que faz uma empresa ser competitiva? Muito mais as suas competências internas do que sua visão de mercado. Ter gente excelente em tempos de globalização onde tudo muda em um piscar de olhos, é o “pulo do gato”. Para isso é preciso ter pessoas com capacidade de surpreender, de se atualizar, ser criativo, ousado, ágil entre outros componentes implícitos do CHA. Esvair-se da zona de conforto que aloja, prende e vicia.

É importante ter em mente: o que se sabe não importa nada! O que importa é o que fazemos com aquilo que sabemos. Vamos Filosofar a respeito disso?