Capa | BLOGS | Helder Souza | Embaixador da Indonésia visita Parnaíba

Embaixador da Indonésia visita Parnaíba

image Embaixador Bali Moniaga, experimenta acerola cultivada nos Tabuleiros Litorâneos, maior produtor da fruta no mundo

O Embaixador da Indonésia, Bali Moniaga, e o Cônsul da Indonésia em São Paulo, Paulo Camiz de Fonseca, visitaram a cidade de Parnaíba, na última sexta-feira, 05 de maio, para conhecer o perímetro irrigado dos Tabuleiros Litorâneos. Os diplomatas vieram ao Piauí para trocar experiências na área de agronegócio, que diante da crise econômica figura como um dos ramos mais promissores do cenário mundial.

O Secretário do Setor Primário e Abastecimento, Airton Uchôa, acompanhou o embaixador Moniaga que percorreu as áreas de cultivo das culturas de pilocarpina, utilizada para a produção de medicamentos contra o glaucoma, goiaba, acerola, urucum, côco e pião manso, uma das promessas alternativas para a produção do biodiesel.

“Estamos analisando potencias de investimentos agrícolas no Brasil todo”, disse o cônsul Paulo Camiz, um dos interlocutores do estreitamento da possibilidade de parceria entre o Brasil e a República da Indonésia, que visa investimentos para a produção de soja e óleo de palma que ocupa hoje o 1º lugar na produção mundial de óleos e ácidos graxos.

bali_2_721079821.jpg
Embaixador Moniaga acompanhado do Cônsul, Paulo Camiz da Fonseca

Em visita ao governador Wellington Dias, na tarde anterior, Bali Moniaga, declarou que o Piauí é a melhor alternativa encontrada no Brasil para investimentos do país dele. A declaração teve coro reforçado após conhecer o projeto dos Tabuleiros em Parnaíba, “É uma idéia super válida, viabilizou uma área que não estava sendo utilizada, é isso que eu acho que o Brasil precisa, a Indonésia precisa”.

“Foi bastante positiva a visita do embaixador e sua comitiva, para que ele possa difundir o que se tem investido nessa área de produção de alimentos aqui na região. É gratificante saber que Parnaíba está despertando a atenção de outros países do mundo, co isso percebemos que estamos no caminho certo”, disse Airton Uchôa, Secretário de Abastecimento e Setor Primário.  

Dados sobre os Tabuleiros Litorâneos

Dos 2 mil ha (hectares) da I Etapa, 700 estão sendo irrigados atualmente sendo que para a II Etapa estão previstos mais 5.985 ha (hectares).

<!--Acerola, côco, goiaba, caju, melancia e macaxeira estão dentre os principais alimentos orgânicos produzidos no local.

<!-- O projeto tem como base a agricultura familiar, com 67 famílias que vivem da produção agrícola com selo "orgânico", dentre elas, destaca-se o maior produtor de acerola do mundo com exportação para Europa e China.

<!--Cada produtor emprega cerca de 8 a 12 funcionários de forma direta fortalecendo a geração de emprego e renda na região.

<!--A produção agrícola dos Tabuleiros Litorâneos gera mais de 500 empregos diretos. Desse total, 300 restrigem-se ao cultivo da acerola e a previsão é de que até o final de 2009 mais 110 novos hectares sejam plantados, gerando mais 600 empregos diretos.


 

'O Portal Costa Norte é apenas meio contratado para divulgação deste material. Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro, colunista ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, cujo código é de responsabilidade do respectivo autor e desconhecido pelo portal. O material aqui divulgado portanto, não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.'
Compartilhar: Add to your del.icio.us del.icio.us | Digg this story Digg

Comentários ( 0 postado ):

Poste seu comentário comment
Por favor entre o código que você vê na imagem:
Concordo com o termo de responsabilidade do portal.
  • email Enviar para amigo
  • print Versão para impressão
  • Plain text Versão texto
image
Helder Souza