Capa | BLOGS | Anchieta Mendes | FOLCLORE

FOLCLORE

              

         REAGE COROA

         Jogo agitado, torcida entusiasmada, era assim a partida entre os times “Coroa” e “Belga” ambos da cidade invicta da Parnaíba.

         Logo no início verificou-se a superioridade do “Belga”, e por azar foram expulsos três jogadores do “Coroa”, talvez já irritados com o resultado do placar de treze a zero. Ainda assim, a luta continuava sob o incentivo da torcida coroense que animava o time: “Reage Coroa”.

         Não houve reação alguma e a vitória foi de acachapar: 13 gols foram contabilizados e o Coroa saiu de campo mais baixo do que rastro de cobra.

                     x-x-x-x-x-x

         PENSAMENTOS LÚCIDOS

         - “Ruim não é você. Ruim é a onça que não lhe comeu”, diz o ditado.

         - “Este cara não cabe no meu alforje” (não dá para ser amigo; não recomenda bem)

         NÉ COSTA

         Né  Costa, de boa família e respeitado na sua terra, Simplício Mendes, exerceu o cargo de delegado no seu município. Certa feita teve de apurar o caso de prostituição praticado por um seu afilhado.

         Ao interrogar a moçoila perguntou-lhe, finalmente: “você gostou?” A resposta foi positiva. Do mesmo modo perguntou ao afilhado se ele, também, havia gostado. Com a resposta, também positiva, o Delegado sentenciou: “pronto, se os dois gostaram, como afirmam, está tudo empate. Tudo bem. Podem se retirar”.

         Ainda do Delegado Né Costa: Tendo comparecido a uma festa no interior do município, para oferecer segurança, lá pras tantas, armou a sua rede num canto do salão e deu o evento por terminado. Foi dormir, sem mais delongas.  

         PIMBAS/ZELUIZ

         O fabuloso José Lopes, para os amigos o “Pimbas”, comentando a vida sempre alegre e boêmia do Zé Luiz Moura contou a seguinte história: Zeluiz namorava  a filha da senhora conhecida como “Finfa”. A mãe da moça recomendou-lhe: “largue esse home que ele é indigno de ser infame”.  Grande conselho!

         Do Zeluiz esta jóia: “em matéria de principalmente, nada como aliás”  

         Beleza, não?

         E lá se vem o matuto dizendo que coisa é boa: é como o filé do lado que o boi não dorme.

           “PARTILHA”

         Um dos cidadãos ilustres que administraram as Fazendas (então Nacionais, no Piauí) fazia a partilha do gado assim:

         - este é meu;

         - este é meu por direito.

         - e este me vem a caber

         - este outro é do estado.

         (Divisão equitativa, correta e justa, não é não?

          - FILOSOFIA DO MATUTO

         - Quando Deus não quer o diabo não enjeita.

         -  Visita, por pior que seja, tem que ser bem tratada.

         - Deixe para passar fome em casa. Aproveita. Como tudo!

         - O NOIVO BOÊMIO

         - Anísio Araújo (S Mendes)casou-se. Grande número de convidados, a cavalo, acompanhava os noivos para a sua residência, onde haveria uma recepção. O recém-casado, avisou que ia atrás do sanfoneiro, que morava na redondeza.  Passou três dias, jogando pif-paf. Nem sanfoneiro nem festa!

         Finalmente, referindo-se a uma pessoa conversadeira, diz o ditado: Tá por aí plantando besteira. E nem nasce!

    Anchieta Mendes 

'O Portal Costa Norte é apenas meio contratado para divulgação deste material. Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro, colunista ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, cujo código é de responsabilidade do respectivo autor e desconhecido pelo portal. O material aqui divulgado portanto, não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.'
Compartilhar: Add to your del.icio.us del.icio.us | Digg this story Digg

Comentários ( 0 postado ):

Poste seu comentário comment
Por favor entre o código que você vê na imagem:
Concordo com o termo de responsabilidade do portal.
  • email Enviar para amigo
  • print Versão para impressão
  • Plain text Versão texto
image
Anchieta Mendes
0