Mais de 800 pessoas com deficiência são beneficiadas com órteses e próteses

Compartilhe: wapp

A autonomia e a busca da promoção da igualdade são resultados pretendidos com o programa Passo à Frete do Governo do Piauí, através da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), que realizou a entrega de órteses, próteses e cadeiras de rodas às pessoas com deficiência, na manhã desta quarta-feira (06/11), na quadra da Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba.

Segundo Mauro Eduardo Cardoso e Silva, secretário da SEID, o programa corresponde à descentralização dos serviços em favor da pessoa com deficiência. Foram entregues as pessoas beneficiadas 853 peças ortopédicas. Os beneficiados são dos municípios de Parnaíba, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Luiz Correia. Mais autonomia para mobilidade são resultados de quem é contemplado. O senhor Francisco Eliziário destacou a economia que fez por não precisar ir a Teresina em busca dos serviços.

francisco

O atendimento é personalizado e tem por finalidade promover a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Os equipamentos são adaptados para o bem atender a população contemplada. Segundo Florentino Alves Veras Neto, secretário da SESAPI, quando as pessoas recebem os equipamentos já são feitas as intervenções para adaptar a estrutura para que os beneficiados tenham conforto e funcionalidade.

entrega de cadeira

No Estado do Piauí já foram beneficiadas mais de quatro mil pessoas em cinquenta municípios com diversos equipamentos que são adaptados assim que o beneficiado experimenta a órtese ou a prótese. O programa vem avançando no Estado. Descentralizar os serviços de atendimento às pessoas com deficiência é uma das metas que estão sendo concretizadas pelo governo do estado do Piauí. Redução de custos e qualidade de vida reflete no cotidiano dos beneficiados.

equipamentos (1) equipamentos (2)

Por Daniel Santos