portalcostanorte.com
Enquete: Responda
Caso sejam esses os candidatos parnaibanos para deputado estadual em 2010, em quem você votaria?
Capa | Colunas e Blogs | Marcio Mauriz | Delta das Américas ou Delta do Parnaíba?

Delta das Américas ou Delta do Parnaíba?

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image Nova sinalização turística do Maranhão - Foto: Joca

A sinalização turística é um dos fatores mais importantes na consolidação de um destino turístico e um de seus principios básicos é a homogeneidade das informações, que é um fator primordial para que sejam alcançados os objetivos propostos.

Caros leitores, resolvi publicar esse texto de autoria do Sr. Joaquim Vidal* (Joca) para que sirva de alerta e reflexão a todos que acreditam na consolidação da Rota das Emoções. Segue abaixo o texto:

O roteiro turístico que hoje conhecemos por ROTA DAS EMOÇÕES se estabeleceu e se consolidou ao longo dos últimos doze anos pela própria força do mercado através da ação pioneira e desbravadora de muitos de nós que hoje fazemos parte desse promissor projeto. Nos últimos quatro anos, a partir de uma iniciativa louvável do SEBRAE iniciou-se um processo de institucionalização desse roteiro, que culminou com a criação da marca ROTA DAS EMOÇÕES, da ADRS – Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e também da AETRE – Associação das Empresas de Turismo da Rota das Emoções. Não vou ficar aqui ressaltando os erros e acertos até aqui alcançados, mas gostaria de reconhecer e enfatizar o esforço empreendido pelo nosso Secretário de Turismo Sr. Silvio Leite, que neste primeiro momento lidera o processo de consolidação dessas instituições e que sempre com muito boa vontade e desprendimento atende, sem restrições, todas as demandas de interesse comum da rota. Uma de suas batalhas foi em favor de uma linguagem única e consensual na divulgação e comercialização do destino DELTA DO RIO PARNAÍBA, pertencente aos estados do Piauí 35% e Maranhão 65% e que por questões políticas do passado adotou de forma equivocada a terminologia DELTA DAS AMÉRICAS, numa ação de marketing bastante agressiva, como tentativa de criar um destino próprio e desvinculado do Piauí, que por sua posição estratégica e melhores condições de acesso tornou-se de forma natural e espontânea o principal portal de acesso a este atrativo turístico que encanta a tantos visitantes.

Quando tratamos de turismo temos que ser sinceros e honestos com o público alvo, evitando a qualquer custo, a interpretação equivocada de qualquer informação por mais simples que seja. Sendo assim o DELTA DO RIO PARNAÍBA tem este nome porque é formado por um acidente geográfico chamado RIO PARNAÍBA - longe de mim querer ou parecer, aqui, ser didático – que ao se aproximar do oceano (30 km antes de chegar ao mar) se bifurca em cinco braços distintos: Igaraçu no Piauí; o próprio Rio Parnaíba na divisa do Piauí com o Maranhão formando a Baia das Canárias; a Baia do Caju, Melancieira e Tutóia no Maranhão. Esta triangulação de rios e igarapés do RIO PARNAÍBA ganha o formato da terceira letra do alfabeto grego em posição invertida (de cabeça para baixo), ou seja, a letra DELTA. Esta é a forma mundialmente conhecida para se definir este tipo de formação geográfica, é assim, na Ásia com o Rio Mekong e na África com o Rio Nilo que respectivamente dão nome ao DELTA DO RIO MEKONG e DELTA DO RIO NILO e não DELTA DA ÁSIA ou DELTA DA ÁFRICA. Mas “nós” brasileiros tínhamos que inovar e criar o DELTA DAS ÁMERICAS de forma que não situa ou identifica nem o rio nem a região especifica onde estar geograficamente formado. Simplesmente criando confusão e desinformação para o turista.

Desde o inicio todos nós que fazemos este roteiro combatemos esta iniciativa do Governo do Maranhão, com a institucionalização do roteiro e a integração dos estados, acordou-se, inclusive com a mediação do Ministério do Turismo, que o termo DELTA DAS AMERICAS seria definitivamente banido do nosso vocabulário, principalmente nas ações de marketing do destino e na sinalização turística da região. Mas infelizmente não é o que está acontecendo, pois, contrariando todas as orientações e acordos de cavalheiros e até mesmo não fazendo o uso do bom senso, acredito eu, que tenha sido o Governo do Maranhão que acabou de fixar a nova sinalização turística da ROTA DAS EMOÇÕES na parte territorial sob sua jurisdição, onde em todas elas destaca o DELTA DO RIO PARNAÍBA como sendo DELTA DAS AMÉRICAS. Este tipo de atitude se reflete em todas as nossas ações, pois quando achávamos que estávamos participando de um projeto que busca UNIR todos nós: empresários, Governos, prestadores de serviços, entidades e etc. achando inclusive que isto já era coisa do passado, placas enormes surgem como um fantasma trazendo a tona toda esta celeuma que em nada contribui para o nosso turismo e para a nossa ROTA DAS EMOÇÕES – ou seria das eternas DISCUSÕES!?? 

Diante do exposto gostaria de mais uma vez recorrer ao nosso Secretário e “guru” Silvio Leite para mediar esta negociação e acabarmos de forma definitiva este “conflito” de desinformação que em nada contribui para o nosso turismo. Desculpem-me se fui prolixo, mas existem questões que não podem, nem devem, ser tratadas com meias palavras.

*  O Sr. Joaquim Vidal (Joca) é empresário do ramo de Turismo/Eventos a 10 anos, formado em Marketing e atualmente é conselheiro da AETRE.

'O Portal Costa Norte é apenas meio contratado para divulgação deste material. Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro, colunista ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, cujo código é de responsabilidade do respectivo autor e desconhecido pelo portal. O material aqui divulgado portanto, não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.'

Comentários (0 postado):

Poste seu comentário comment

Por favor entre o código que você vê na imagem:

Tópicos
Nenhum tópico para este artigo
Avaliar este artigo
0